A Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) instalada no décimo quarto andar do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desempenha atividades nas áreas de assistência aos pacientes vítimas de queimaduras que procuram ou são trazidos ao Pronto Socorro do HSP diretamente da cena do acidente; ou são transferidos de outros hospitais da cidade de São Paulo com aproximados 12 milhões de habitantes; ou de outras cidades que constitui a região metropolitana ou Grande São Paulo com 39 municípios e um total atual de 22 milhões; e também de todo o estado de São Paulo com mais de 45 milhões.
A UTQ integra a Disciplina de Cirurgia Plástica da EPM/Unifesp, sendo coordenada pelos seus professores, inserida completamente na atividade acadêmica, desenvolvendo atividades de ensino para a graduação da Medicina e Enfermagem; pós-graduação senso lato em especial aos programas de residência médica da Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Emergência, e programa de residência multiprofissional.
Apresenta o Programa de Residência Médica (PRM) na Área de Atuação – ATENDIMENTO AO QUEIMADO – pioneiro PRM na América Latina, iniciado em 2014, com duas vagas com bolsa do MEC para cirurgiões plásticos em serviço reconhecido pelo MEC. Ainda, apresenta um fellowship na Área de Atuação – Atendimento ao Queimado – aos cirurgiões plásticos formados em serviços não MEC.
Desenvolve atividades da pós-graduação senso estrito, também no ensino, pesquisa e extensão, com atividades de alunos de pós-graduação do mestrado e doutorado acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional (nota 6 da CAPES).
A UTQ atende no ambulatório do quinto andar do Hospital Universitário 2 da Unifesp os pacientes que não necessitam de internação e tem seu acompanhamento ambulatorial, e para os pacientes que foram internados na UTQ que acompanham a evolução do tratamento após a alta hospitalar.